Plano de Aula 6
Unidades 17 e 18
Estilística e Coerência Textual
Oficina TP5
Unidades 17 e 18
Estilística e Coerência Textual
Oficina TP5
Objetivos:
Acolhida com uma mensagem: vim aqui para acordar você.
Dinâmica de grupo(20m)
- Compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da estilística;
- Reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra;
- Relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Acolhida com uma mensagem: vim aqui para acordar você.
Dinâmica de grupo(20m)
"Cada Macaco no seu galho"
Distribuir papéis com os nomes das cinco regiões brasileiras. Depois de abertos os papéis, cada cursista procurará a sua região e se unirá aos demais participantes e formarão assim o seu "galho". Procurarão, por sua vez, demonstrar os diferentes estilos linguísticos presentes nas regiões brasileiras. A partir daí faz-se uma discussão dialógica, na qual se fará um levantamento prévio da temática.
Segundo momento:
Faremos um debate sobre o estudo que foi realizado pelos cursistas. (30m)
Terceiro momento:
Serão apresentados os trabalhos dos alunos. Será feita a socialização dos relatórios reflexivos. (50m)
Quarto momento:
Leitura e interpretação dos textos das págs 15 e 16 (30m)
Quinto momento:
Apresentação de slide, abordando o tema de forma sucinta. (16m)
Sexto momento:
- Levarei para os cursistas textos musicais e os mesmos irão reproduzi-los em vários estilos.
- Além de textos musicais levarei também um discurso de Rubem Alves para que eles o coloquem no estilo de Darcy Ribeiro.
- Em seguida, haverá a socialização das produções. (10m)
Sétimo momento:
Escolha do Avançando na Prática (Lição de Casa).
Oitavo momento:
Avaliação e auto-avaliação. (05m)
Nono momento:
Mensagem.
Distribuir papéis com os nomes das cinco regiões brasileiras. Depois de abertos os papéis, cada cursista procurará a sua região e se unirá aos demais participantes e formarão assim o seu "galho". Procurarão, por sua vez, demonstrar os diferentes estilos linguísticos presentes nas regiões brasileiras. A partir daí faz-se uma discussão dialógica, na qual se fará um levantamento prévio da temática.
Segundo momento:
Faremos um debate sobre o estudo que foi realizado pelos cursistas. (30m)
Terceiro momento:
Serão apresentados os trabalhos dos alunos. Será feita a socialização dos relatórios reflexivos. (50m)
Quarto momento:
Leitura e interpretação dos textos das págs 15 e 16 (30m)
Quinto momento:
Apresentação de slide, abordando o tema de forma sucinta. (16m)
Sexto momento:
- Levarei para os cursistas textos musicais e os mesmos irão reproduzi-los em vários estilos.
- Além de textos musicais levarei também um discurso de Rubem Alves para que eles o coloquem no estilo de Darcy Ribeiro.
- Em seguida, haverá a socialização das produções. (10m)
Sétimo momento:
Escolha do Avançando na Prática (Lição de Casa).
Oitavo momento:
Avaliação e auto-avaliação. (05m)
Nono momento:
Mensagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário