sábado, 4 de julho de 2009

O terceiro encontro


Plano de Aula 3
Oficina 3
Unidades 11 e 12 do TP3
Tipologias Textuais

Objetivos:
  • Analisar sequências tipológicas em gêneros textuais;
  • Caracterizar sequências tipológicas injuntivas e preditivas.
(Acolhida)

Primeiro momento: Dinâmica "Briga de Galo"

Finalidade: Descontração
Materiais necessários: folhas, fita adesiva, pequenas palavras narrativas, descritivas, dissertativas, injutivas e preditivas
  • Escolhem-se duas pessoas (preferencialmente do mesmo porte físico e altura) que iniciaram a brincadeira.
  • Prende-se uma folha de papel nas costas de cada ume ambos são colocados frente a frente.
  • O objetivo do jogo é descobrir qual a palavra que está nas costas do outro. A regra é que cada jogador mantenha suas mãos nas costas durante todo o tempo.
  • Depois da primeira dupla poderá vir a outra.
Acabada a dinâmica cada dupla falará sobre a tipologia que estava nas costas.

Segundo momento: os cursistas irão assistir a um trecho do filme O caçador de pipas
Terceiro momento: Eles responderão o roteiro de análise do filme.

Elementos do cartaz:
  1. Leitura e função social
  2. As práticas sociais no texto?
  3. Gêneros e tipos textuais em uso?
  4. De que trata o filme?
Quarto momento: Socialização das atividades (avançando na prática) feitas pelos alunos, fazendo reflexões sobre o que deu ou não certo.

Quinto momento:
propor as atividades para a próxima oficina.

  • A lição de casa: trazer um plano de aula e estudar as duas primeiras unidades do TP4 (Reflexão da aula)
  • Escolha do avançando na prática das unidades 11 e 12 do TP.
  • Despertar a curiosidade dos professores para a idéia do Letramento.
  • Ao final da oficina fazer a leitura de dois pequenos textos reflexivos (O Elefante e os cegos e O maior talento).
Colocar na lousa:

Somos todos letrados nesta sala? vivemos em um país letrado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário