sábado, 4 de julho de 2009

O Segundo Encontro

Plano de aula do 2º Encontro com os cursistas
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II – Língua PortuguesaPLANEJAMENTO PARA A 2ª OFICINA DE FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR CURSISTAEquipe: Formador Municipal e CursistasCarga-Horária: 4h Data: 11/06/09Formadora: Safira Santana Pimenta Pereira Cardoso

Tempo: 4h
Unidades: 9 e 10.
Tipos textuais

Objetivo:
Caracterizar sequências tipológicas descritivas, narrativas, injuntivas, preditivas, dissertativas.

Relacionar sequências tipológicas à classificação dos gêneros.

1º momento: Uma dinâmica de apresentação


Dinâmica da Árvore

Procedimento:
· Colocar no quadro o desenho do tronco de uma árvore (preparado previamente) e o formato de uma copa com o nome Gestar no centro.
· Distribuir para todos os cursistas duas folhas (formato de folha de árvore, na cor verde e em tamanhos diferentes) e pedir que escrevam seu nome em ambas.
· Orientar o cursista sobre o que deve falar no momento de se apresentar (nome, formação, local de trabalho. Função e expectativas em relação ao Gestar) e que, em seguida, cole a folha maior na copa da árvore.
Obs.: deixar claro o objetivo da atividade. Apresentação pessoal e profissional
· Todos devem colocar a folha menor na blusa para facilitar a identificação.
· O formador deverá iniciar a apresentação e anotar em uma folha de flip as expectativas dos cursistas em relação ao Gestar.
· Dar boas vendas aos cursistas, dizendo que agora eles fazem parte da árvore do Gestar.

Metodologia e Desenvolvimento
Metodologia:A oficina será ministrado a partir de uma abordagem interacional. Esta abordagem focaliza a interação como eixo central em torno do qual podem ser organizadas as atividades de “ensino” e aprendizagem, permitindo ao professor-aluno “ser sujeito de sua própria formação, em um complexo processo interativo em que intervêm alunos, professores e conhecimentos” (Brasil, 1998, p.51). Dessa forma, serão desenvolvidos trabalhos em grupo, aulas expositivas, leitura e análise de textos, discussões que possibilitem o alcance dos objetivos propostos e de outros que possam advir no decorrer do curso.


2º momento: Dinâmica dos textos (40 minutos)

· Colar textos diversificados em folhas coloridas e distribuir 3 por grupo ou dupla.
· Em seguida eles analisam os textos escolhidos e responde às seguintes indagações:
1. Você reconhece como texto? Por quê?
2. Quem escreve?
3. Para quem?
4. Qual a finalidade?
5. A linguagem é formal ou informal?
· Depois os cursistas apresentam e se farão uma reflexão e discussão sobre tipologias.

3º momento: Leitura do texto O Drama da Geada, pág. 99.
Em dupla ou grupo, irão trabalhar uma atividade das págs. 100 a 104 e depois socializar com os grupos, apresentando sua atividade para os outros grupos (40 minutos).
4º momento: Escolher nas duas unidades um avançando na prática para o cursista trabalhar com sua turma.
5º momento: Propor as atividades para a próxima semana.
6º momento: Lição de casa (resumo das unidades 9 e 10).
7º momento: Leitura do texto Gaiolas e Asas e socialização do mesmo.
Cronograma das atividades30 minutos:Momento de entrosamento e apresentação dos conteúdos que serão estudados entre todos os participantes;50 minutos:Relato das experiências, acertos e dificuldades dos professores cursistas vivenciados em sala de aula. Trabalhos propostos na oficina segunda a metodologia;120 minutos:Atividades propostas no tp3: indicação de cada unidade e o texto de referência para que sejam estimulados comentários a respeito dos textos abordados;20 minutos:Avaliação das atividades didático pedagógicas, quanto aos objetivos, estratégias e atividades propostas e desenvolvidas.20 minutos:Breve relato sobre as próximas unidades que serão estudadas e a relação entre gêneros e tipos textuais. Encerramento com uma dinâmica.Total de 240 minutos (4 horas)

Avaliação:A avaliação ocorrerá de maneira dialógica e enfatizará a heteroavaliação e a auto-avaliação. As atividades avaliativas compreenderão:- Análises individuais e coletivas de textos e situações de ensino- Participação e presença nas discussões e apresentações de textosRecursos: o tp3 material fotocopiado; papel pardo, pincéis atômicos, papel ofício, lápis, caneta, cartaz, bombons,et.Referências Bibliográficas:BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEB, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário