sábado, 4 de julho de 2009

O Quinto Encontro

Plano de Aula 5
Letramento/Leitura, escrita e produção textual
Unidades 15 e 16 - TP4

Objetivos:

Ficou estabelecido que o cursista deverá ser capaz de:

  • reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
  • relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
  • conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura.
Metodologia:

Num primeiro momento, inicia-se com um debate sobre o estudo que foi realizado pelos cursistas. Apresentam-se, a seguir , os trabalhos dos cursistas. Dei como de fundamental importância a socialização dos relatórios reflexivos. Pedi a leitura do TP, Ampliando nossas referências, da página 146 à página 150. Houve uma nova socialização das atividades, com a leitura compartilhada dos depoimentos de Freire e Patativa quanto às suas práticas de leitura, páginas 18 e 19 do respectivo TP. Nesse ínterim, trabalhei com a leitura dinâmica do texto que fala sobre o desenvolvimento e aprendizado da escrita da página 166, seguida de um debate sobre o tema. Propus as atividades do Avançando na prática e o relato (Lição de casa). Propus uma avaliação da oficina, distribuindo aos cursistas um papel com as indicações: ótimo, bom, regular, ruim, para que o mesmo marque com um xis na indicação de sua avaliação e explique e/ou justifique a escolha de sua resposta. Ao todo, o plano dessa aula desenvolveu-se em oito momentos, como podemos perceber pela metodologia aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário