quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Projeto Lendo e Aprendendo com Gêneros Literários

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça

na imaginação!



Apresentação
O presente projeto vem auxiliar o aperfeiçoamento da leitura e interpretação através do estudo de diferentes gêneros literários, como amostra de filmes, musica, poemas, etc. facilitando assim, a assimilação dos conteúdos e desenvolvendo habilidades necessárias e básicas para o seu dia-a dia.
Este projeto será desenvolvido nas Unidades Escolares de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais. Contará com a participação de toda a comunidade escolar: Alunos, professores, coordenadores, diretores, auxiliares etc.
Problematização
Leitura, interpretação e produção textual.
Justificativa
A escola é um espaço de letramento, onde os alunos podem interagir com diferentes textos e se dedicar à leitura com diferentes intenções: para conhecer, para se informar e para se divertir. A leitura precisa está presente nos espaços de convivência dos estudantes.
A escola é o local capaz de promover um ambiente vivo e dinâmico, onde acontecem diferentes oportunidades de leitura em diferentes espaços.
Diante das deficiências encontradas faz-se necessária a realização de um projeto que desperte no aluno o PRAZER E O GOSTO pela leitura, interpretação e produção com coerência e coesão, viabilizando momentos de reflexão com atividades que atraem e desperte o interesse dos educandos.
Objetivo Geral
Estimular o interesse pela leitura dos gêneros literários proporcionando a compreensão da linguagem como fonte de informações e aprendizagem, reconhecendo que o bom desenvolvimento desta pode oferecer ao aluno melhor interação social.
Objetivos Específicos

v 5ª Série: Desenvolver através de fábulas, momentos de descontração e criatividade na produção de textos promovendo a leitura e a interpretação, levando-os a refletir sobre as várias versões dos textos.

v 6ª Série: Reconhecer através de cordéis a linguagem coloquial e cotidiana de uma realidade regional, como diversão e arte, através da oralidade, interpretações e produções de textos no gênero.
v 7ª Série: Através de o conto exercitar a imaginação e a sensibilidade percebendo de forma mais rica e viva, um mundo cheio de sons, cores, palavras, emoções através de textos trabalhados.

v 8ª Série: Reconhecer as características da crônica, literária identificando a sátira como um elemento fundamental para uma melhor visão do mundo, desenvolvendo habilidades de raciocínio e relacionando os fatos cotidianos.
Metodologia
Apresentação do projeto: filme “narradores de Javé”, com base no filme o professor mostrará que importância tem a leitura e da escrita para as pessoas.

v Trabalhar diversos gêneros (contos, fábulas, cordel e crônica).
v Apresentação dos gêneros a serem trabalhados;
v Atividades coletivas, em grupo e individuais;
v Leitura, escrita, e interpretação de textos;
v Produção, reescrita e revisão de textos;
v Produção teatral;
v Dramatização;
v Exploração gramatical dentro dos textos;
v Visitas à biblioteca;
v Exposição: varal de leitura, jogral e outros trabalhos realizados pela turma.
v Debates;
v Pesquisas;
v Filmes;
v Rodas de conversa para socializar o que foi lido ou assistido, relatar e/ou trocar experiências ou para simplesmente fortalecer os laços.
Recursos

  • Livro de contos, fábulas, crônicas e cordel.
  • TV e DVD, som, violão, cartaz, retroprojetor, revistas, recortes de jornais.
Avaliação
Observar a compreensão e competências letivas e escritoras dos alunos através de suas produções textuais e orais. Bem como a participação dos mesmos, através de produções textuais, interpretação dos alunos.
Cronograma

Outubro
Novembro
2ª semana- 12 a 16
1ª semana- 2 a 6
3ª semana- 19 a 23
2ª semana- 9 a 13
4ª semana- 26 a 30
3ª semana- 17 a 20

Duração: 30 dias
Culminância
Para finalizar este projeto será feito a culminância como uma feira literária, onde será expostos todos os trabalhos desenvolvidos no decorrer do mesmo em forma de: saraus, peças teatrais, com a caracterização e entrevistas de personagens que apareceram nos livros lidos, paródias, coreografias, recitais , cordéis, exposições de objetos literários. Exposição de livros confeccionados pelos os alunos.
Referência

  • MEC, Programa Gestão de Aprendizagem Escolar. Cadernos de Teorias e Praticas e Aaas. Brasília, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário