Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Apresentação
Este projeto será desenvolvido nas Unidades Escolares de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais. Contará com a participação de toda a comunidade escolar: Alunos, professores, coordenadores, diretores, auxiliares etc.
A escola é o local capaz de promover um ambiente vivo e dinâmico, onde acontecem diferentes oportunidades de leitura em diferentes espaços.
Diante das deficiências encontradas faz-se necessária a realização de um projeto que desperte no aluno o PRAZER E O GOSTO pela leitura, interpretação e produção com coerência e coesão, viabilizando momentos de reflexão com atividades que atraem e desperte o interesse dos educandos.
v 5ª Série: Desenvolver através de fábulas, momentos de descontração e criatividade na produção de textos promovendo a leitura e a interpretação, levando-os a refletir sobre as várias versões dos textos.
v 6ª Série: Reconhecer através de cordéis a linguagem coloquial e cotidiana de uma realidade regional, como diversão e arte, através da oralidade, interpretações e produções de textos no gênero.
v 7ª Série: Através de o conto exercitar a imaginação e a sensibilidade percebendo de forma mais rica e viva, um mundo cheio de sons, cores, palavras, emoções através de textos trabalhados.
v 8ª Série: Reconhecer as características da crônica, literária identificando a sátira como um elemento fundamental para uma melhor visão do mundo, desenvolvendo habilidades de raciocínio e relacionando os fatos cotidianos.
v Trabalhar diversos gêneros (contos, fábulas, cordel e crônica).
v Apresentação dos gêneros a serem trabalhados;
v Atividades coletivas, em grupo e individuais;
v Leitura, escrita, e interpretação de textos;
v Produção, reescrita e revisão de textos;
v Produção teatral;
v Dramatização;
v Exploração gramatical dentro dos textos;
v Visitas à biblioteca;
v Exposição: varal de leitura, jogral e outros trabalhos realizados pela turma.
v Debates;
v Pesquisas;
v Filmes;
v Rodas de conversa para socializar o que foi lido ou assistido, relatar e/ou trocar experiências ou para simplesmente fortalecer os laços.
- Livro de contos, fábulas, crônicas e cordel.
- TV e DVD, som, violão, cartaz, retroprojetor, revistas, recortes de jornais.
Avaliação
Observar a compreensão e competências letivas e escritoras dos alunos através de suas produções textuais e orais. Bem como a participação dos mesmos, através de produções textuais, interpretação dos alunos.
Cronograma
Outubro | Novembro |
2ª semana- | 1ª semana- |
3ª semana- | 2ª semana- |
4ª semana- | 3ª semana- |
Duração: 30 dias
- MEC, Programa Gestão de Aprendizagem Escolar. Cadernos de Teorias e Praticas e Aaas. Brasília, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário